TheConcept
  • BionVision

    Olá

    Chamo-me Bruno Santos, nasci no início dos anos 80 sempre tive um grande gosto pelos vários tipos de arte. Comigo trago sempre um caderno onde traço algumas ideias, testes, esboços. Quando terminei o 12ºano embora com bastantes dúvidas acerca do futuro, sabia que queria seguir uma carreira que me desse liberdade de pensamento, mas que ao mesmo tempo me oferece-se a possibilidade de utilizar esse pensamento nos projectos em que participasse.


    Foi nessa altura que descobri o Design e percebi que a expressão "É isto!" começava a fazer sentido. A passagem pelo IADE serviu para "conhecer" o Design, perceber melhor o que era realmente, a sua teoria e a sua prática, experimentar as suas várias vertentes e ter uma noção das suas potencialidades, serviu também para ter uma introdução a algumas áreas que embora não directamente, desempenham um papel muito importante no seu desenvolvimento, como é o caso da psicologia, a fotografia, o marketing, entre outras.


    Ao terminar a minha passagem pelo IADE chego à parte mais temida por quem sai da faculdade e descobre o mercado de trabalho, a altura de procurar o primeiro emprego, no entanto decidi que para que alguém me contrata-se teria que trabalhar primeiro, por isso construí o meu curriculum e o meu primeiro website, na altura www.bionconcepts.com, utilizando a auto aprendizagem como método para tirar partido de ferramentas gráficas de tratamento e edição de imagem, construí o meu primeiro ".com" em Flash, usando algumas das suas potencialidades de animação e interacção, algo muito simples onde me dava a conhecer e mostrava alguns dos meus melhores trabalhos realizados na faculdade, não posso dizer que tenha tido grande sucesso mas foi um ponto de partida que me fez perceber e me mostrou um pouco de como funciona a internet e foi uma ajuda importante na hora de conseguir o primeiro trabalho.


    Nessa altura iniciei a minha colaboração na empresa Sonhando Organização de Viagens, S.A., um Operador Turístico, onde ainda hoje exerço funções como Designer Gráfico.


    O trabalho nesta empresa trouxe-me uma grande evolução profissional, pois, permitiu-me por em prática alguma da teoria que adquiri na faculdade e também ganhar algum traquejo em assuntos que embora pareçam de menor importância, por vezes assumem-se como determinantes na realização de um trabalho de qualidade, como é o trabalhar em equipa com pessoas de diferentes áreas, conseguir gerir diferentes personalidades, falar com gráficas para que o resultado impresso seja o pretendido e conseguir gerir vários trabalhos tendo em conta prioridades e deadlines reais.


    Permitiu-me também aumentar os meus conhecimentos e domínio das ferramentas gráficas, em alguns casos foi o iniciar de uma aprendizagem, pois com algumas ferramentas não tinha tido contacto anterior, em outros foi a descoberta de novos atalhos, novas dicas e novas potencialidades. Ao mesmo tempo fui também fazendo alguns trabalhos como freelancer que me permitiram ganhar algum à vontade para falar directamente com os clientes e aprender a interpretar as suas dúvidas, as suas ideias e os seus gostos.


    Estas experiências permitiram-me crescer pessoal e profissionalmente dando-me alguma flexibilidade quer em termos técnicos, na utilização das ferramentas gráficas que tenho disponíveis, quer em termos práticos na maneira de abordar os problemas que me são colocados, na forma como comunico com as pessoas que me rodeiam, quer sejam colegas de equipa ou clientes, e no modo como faço a gestão das várias etapas de um projecto.


    Tudo isto serve para que me considere Designer, tentando melhorar cada vez mais as minhas capacidades e conhecimentos, e procurando a evolução constante do meu trabalho, por isto, e porque tento que a minha cultura visual e a qualidade agregada aos meus projectos sejam aperfeiçoadas constantemente, não posso deixar de terminar esta apresentação com reticências pois não pretendo ficar por aqui, a evolução continua...

Alguns trabalhos...
Nome:
Email:
Msg: